O que são seguro do proprietário, seguro imobiliário privado e seguro de direito à propriedade?

Uma apólice de seguro do proprietário é uma apólice de vários seguros que combina mais de uma cobertura de seguro em uma única apólice. Há quatro tipos de coberturas contidas na apólice de seguro do proprietário: moradia e propriedade privada, responsabilidade pessoal, pagamentos médicos e despesas residenciais adicionais. O seguro do proprietário, como o nome sugere, protege sua casa e os bens dentro dela de danos ou perdas.

Lembre-se de que o seguro contra enchentes e terremotos não são cobertos por uma apólice de proprietário padrão. Se você comprar uma casa em uma área com risco de enchentes, você precisará adquirir uma apólice de seguro contra enchentes que custa US$ 400 por ano em média. A Agência Federal de Administração de Emergências ( Federal Emergency Management Agency) fornece informações úteis sobre seguro contra enchentes em seu site na Web no endereço www.fema.gov. Uma apólice de seguro contra terremotos está disponível na maioria das companhias de seguro. O custo da cobertura irá depender na probabilidade de terremotos em sua região.


O Seguro imobiliário privado e o seguro imobiliário de órgão público protegem o agente financeiro contra inadimplências e permite ao agente financeiro conceder um empréstimo que considere de maior risco. Os agentes financeiros frequentemente exigem um seguro sobre o financiamento de empréstimos em que a entrada é menor do que 20 por cento do preço de venda. O prêmio de seu seguro sobre o financiamento pode ser cobrado mensalmente, anualmente, pelo valor total ou por alguma combinação dessas fórmulas. O seguro do financiamento não deve ser confundido com seguro de vida ou com seguro do crédito ou incapacidade, que protegem você e são destinados a saldar o financiamento no caso de sua morte ou incapacidade.

Você também pode encontrar um seguro do financiamento pago pelo agente financeiro ("LPMI"). Sob os planos LPMI, o agente financeiro contrata o seguro do financiamento e paga os prêmios à seguradora. O agente financeiro irá aumentar sua taxa de juros para pagar os prêmios - mas o LPMI pode reduzir seus custos finais. Você não pode cancelar o LPMI ou o seguro do financiamento feito em órgão público durante o prazo de seu empréstimo. Entretanto, pode ser possível cancelar o seguro imobiliário privado em determinado momento, como, por exemplo, quando o saldo do seu financiamento estiver reduzido a um certo montante. Antes de se comprometer a pagar um seguro imobiliário, pergunte-nos sobre as exigências específicas para o cancelamento no seu caso.


O Seguro de direito à propriedade é normalmente exigido pelo agente financeiro para proteger o agente financeiro contra perdas resultantes de ações de terceiros contra sua nova casa. Em alguns estados, os advogados oferecem seguros de direito à propriedade como parte de seus serviços ao examinar as escrituras e fornecer seu parecer. Os honorários do advogado podem incluir o prêmio do seguro de direito à propriedade. Em outros estados, uma empresa ou agente de seguro de direito à propriedade oferece este seguro.

Uma apólice de seguro de direito à propriedade não protege você. A apólice do proprietário anterior também não. Se você deseja se proteger de ações de terceiros contra sua nova casa, você precisará de uma apólice de direito de proprietário. Se realmente ocorrer uma ação desse tipo, pode ser financeiramente devastador para um proprietário que não seja segurado. Se você adquirir uma apólice de direito de proprietário, normalmente será muito menos dispendioso se o fizer ao mesmo tempo e na mesma seguradora da apólice do agente financeiro.

Para economizar em seguro de direito à propriedade, compare as taxas entre várias companhias de seguro. Indague sobre quais serviços e limitações da cobertura são oferecidos sob cada apólice de modo que possa decidir se a cobertura adquirida a uma taxa mais alta pode ser mais adequada às suas necessidades. Entretanto, em muitos estados, os prêmios do seguro de direito à propriedade são estabelecidos pelo estado e podem não ser negociáveis. Se você está comprando uma casa que mudou de mãos diversas vezes, pergunte a sua companhia de seguros de direito à propriedade sobre uma taxa de revalidação da apólice (reissue rate), que deverá ser mais econômica. Se você está comprando uma casa recém-construída, assegure-se de que seu seguro de direito à propriedade cubra ações das empreiteiras. Essas ações são conhecidas como "garantias mecânicas" (mechanics’ liens) em algumas partes do país. A Associação Americana de Título Territorial (American Land Title Association) disponibiliza informações sobre seguro de direito à propriedade em seu site na Web, www.alta.org.